Finalidade do curso
A Psicologia é um campo disciplinar com múltiplas aplicações e diversidade de programas de investigação. Esta complexidade de campos de conhecimento e cultura científica obriga os profissionais e acadêmicos a consolidar sua formação como investigadores para o desenvolvimento de sua carreira, tanto no campo profissional como no Universitário.

Contudo, para aqueles que desenvolvem uma carreira acadêmica, o título de Doutor é um requisito tendencialmente obrigatório para o desempenho de funções acadêmicas nas Universidades, outorgando um ponto decisivo nos concursos para a cobertura de cargos de docentes-investigadores.

Para aqueles que desempenham, exclusivamente, o campo profissional. O título de Doutor em Psicologia outorga ponto crucial de destaque no mercado de trabalho e, também, perante todos os colégios de Psicologia do país.
Metodologia
Voltado ao aperfeiçoamento das capacidades analíticas epistemológicas, metodológicas e investigativas. O programa segue forma semiestruturada, onde se combina atividades comuns para todos os estudantes com atividades personalizadas em função do objetivo de investigação de cada doutorando.
A forma curricular e a diversidade de temas e enfoques, permite que o doutorando da UCES consolide sua formação em técnica e instrumentos de investigação no campo da Psicologia, dando um caráter personalizado na eleição de marcos teóricos, temas e problemas, permitindo-o, assim, direcionar e concentrar progressivamente seu trabalho de investigação para a elaboração de sua tese doutoral.
Plano de estudos
PRIMEIRO ANO
• Epistemologia
• Metodologia da Investigação Geral
• Metodologia de Investigação em Psicologia Clínica
• Metodologia de Investigação em Psicologia Social

SEGUNDO ANO
• Atualização em temas e problemas da Psicologia e da Ciência Cognitiva
• Estudos de Gênero II
• Modelos cognitivos do pensamento e da compreensão
• Atualização em Avaliação Psicológica com Técnicas Protetivas

TUTORIAIS
• Tarefas de Formação e Investigação
• Trabalho de Acreditação Final – Tese

OBRIGATÓRIAS: As matérias obrigatórias compõem o ciclo estruturado da carreira. As mesmas compõem os créditos básicos de cada um dos quatro módulos da carreira, conforme regulamento do curso. OPTATIVAS: O aluno devera cumprir um mínimo de 10 créditos em seminários optativos. Em todos os casos as atividades optativas que cada aluno curse serão enquadradas por sua temática em um dos quatro módulos, de acordo com a organização acadêmica da carreira. A distribuição dos créditos deve permitir cumprir os créditos mínimos estabelecidos nos regulamentos da carreira para cada módulo.
Corpo docente
O quadro de docentes pertence à Universidad de Ciencias Empresariales e Sociales – UCES e é composto por profissionais habilitados a ministrar o conteúdo proposto no programa.
Processo de seleção
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar o currículo completo para análise, aos cuidados do Dr. Rafhael Fernandes Castro Barbosas, expondo a razão do seu interesse no doutorado e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada.
Email: contato@institutoiunes.com.br
Matrícula
• 4 fotos 3×4, atuais;
• Currículo completo e carta expondo o seu interesse de ingresso do mestrado;
• 2 Cópias autenticadas do diploma da graduação;
• 2 Cópias autenticadas do histórico da graduação;
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
• 1 Cópia da Célula de Identidade;
• 1 Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
• 1 Cópia de Quitação com o Serviço Militar (para candidatos do sexo masculino);
• 2 Original e/ou cópia do comprovante de residência;
• 3 vias do contrato de prestação de serviços, devidamente preenchidas e assinadas.
Título Outorgado
Doutor em Psicologia.
Objetivos
A carreira aspira preencher um vácuo da formação do psicologo, ao combinar a capacitação teórico-prática, que já o é inerente, com uma enfase nas questões metodologicas no terreno empírico. Com efeito, constitue um deficit na formação atual do psicologo a não composição sólida no campo epistemológico-metodológico específico, faltando, assim, vigor nos fundamentos de qualquer projeto de investigação, e, consequentemente, o surgimento de vozes críticas questionando a falta de confiabilidade de muitas das publicações recentes.

Este Doutorado se inserta no marco epistemológico atual das tentativas de se dotar de maior validez as investigações em desenvolvimento. Este, tem seu ponto basilar no enfoque das questões científicas. Entretanto, em relação às vantaegens acadêmicas, aspiramos que se constitua, neste doutorado, um circulo de investigadores e docentes que, por sua vez, gerem efeitos em outros campos, seja no próprio campo da psicologia ou em outros ligados, diretamente ou indiretamente, com esta (educação, assistência social, antropologia, história, sociologia, estudos artísticos e literários, economia, direito etc.).
Corpo Docente
O quadro de docentes pertence à Universidad de Ciencias Empresariales e Sociales – UCES e é composto por profissionais habilitados a ministrar o conteúdo proposto no programa.
Processo de Seleção
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar o currículo completo para análise, aos cuidados do Dr. Rafhael Fernandes Castro Barbosas, expondo a razão do seu interesse no doutorado e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada.
Email: contato@institutoiunes.com.br
Requisitos para Ingresso
O programa está dirigido a profissionais, graduados universitários de carreira de ao menos 4 anos de duração. Podem aspirar ao título de Doutor em Psicologia aqueles com um diploma de Bacharel em Psicologia ou Psicólogo.
Da mesma forma, aqueles que possuem um diploma universitário que, dado seu escopo disciplinar, podem ter como requisito complementar um sólido treinamento no campo da psicologia nas carreiras de graduação ou pós-graduação.
Modalidade do curso
O curso é, portanto, em 4 módulos presenciais nos meses de janeiro e julho, de segunda a sábado em horário e local designado pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales – UCES, podendo variar de curso para curso ou de disciplina para disciplina. O aluno deve estar disponível para assistir as aulas nos dias e horários definidos pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales – UCES, inclusive aos sábados, sob pena de reprovação por falta ou por nota em uma ou mais disciplinas.
Ao final do curso o aluno tem dois anos para desenvolver uma tese sobre tema pertinente, para defesa perante banca em época oportuna.
Aulas ministradas na sede da UCES – Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, Buenos Aires, Argentina.
Próximas turmas
05/01/2021
Associado Regional:
Universidad de Ciencias Empresariales e Sociales – UCES
Carga horária:
500
Ficou interessado em fazer Mestrado e Doutorado na Argentina ou no Uruguai?
Fale agora com nossa equipe.
Vamos tirar todas as suas dúvidas.