Mestrado em Educação Superior
Faça a sua pré-inscrição
Você está se inscrevendo no curso: Mestrado em Educação Superior
Este Mestrado em Gestão de Educação Superior, operacionalizado pelo Instituto IUNES, é realizado por meio de convênio com a Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales -UCES, sediada em Buenos Aires, Argentina.
Título Outorgado:
Mestre em Gestão de Educação Superior
Modalidade:
Presencial e/ou Educação a Distância (híbrido)
Idioma:
Espanhol
Próxima turma:
14 a 30/01/2026
Investimento:
Entrar em contato com o Instituto IUNES
Carga horária:
Superior a 360 horas
A formação contínua de recursos profissionais para o sistema educativo constitui um elemento chave na agenda política atual e precisamente nesta linha, o projeto deste Mestrado que se propõe, promove a ideia de inovação na profissionalização da gestão e do ensino universitário, dando especial ênfase à relação com a sociedade e o ambiente produtivo. Da mesma forma, a assunção de maiores responsabilidades na gestão académica e administrativa, no financiamento e no apoio a todos os grupos de interesse ligados à comunidade académica, estão a promover transformações importantes que exigem novos espaços de intercâmbio que realcem o pluralismo teórico e a inclusão de perspectivas de análise multidisciplinares, eixos centrais do projeto apresentado.
Nessa perspectiva, a complexidade do mundo contemporâneo e sua contínua mutação fazem da formação pós-graduada uma peça essencial, tanto da configuração universitária como para o desenvolvimento e evolução da sociedade como um todo.
Formar profissionais de diferentes áreas disciplinares na gestão do ensino superior, promovendo a prática reflexiva, a investigação e a responsabilidade social.
Conhecer as abordagens teóricas e as principais políticas que caracterizam o ensino superior para realizar uma análise diferencial na sua gestão.
Promover o desenvolvimento de estratégias e metodologias transformadoras face aos novos espaços de convergência no ensino superior que visam o desenvolvimento curricular inovador, a colaboração interinstitucional e a mobilidade de toda a comunidade académica.
Promover a compreensão dos problemas e desafios que constituem os diferentes mecanismos de garantia da qualidade académica.
Facilitar o acesso e a utilização de novas tecnologias de gestão aplicadas às organizações de ensino superior.
Contribuir para a distinção de boas práticas que facilitem a análise comparação entre instituições de ensino superior, países e regiões.
Promover o desenvolvimento de investigação educacional sobre temas relevantes para a gestão do ensino superior.
Graduados com bacharelado em cursos com duração não inferior a quatro anos na área empresarial ou social. Caso o candidato não possua formação de graduação ou pós-graduação na área de educação, será indicada estratégia de nivelamento específica previamente ao curso. Além disso, o candidato deverá possuir formação acadêmica e profissional vinculada ao tema do curso de pós-graduação.
Asignaturas Teórico-prácticas del Ciclo General
- Tendencias en Educación Superior comparadas
- Gestión de la Educación Superior
- Economía y financiamiento de la Educación Superior
- Política y legislación de la Educación Superior Argentina
- Aseguramiento interno y externo de la calidad
- Investigación educativa
Seminarios del Ciclo Específico
- Convergencia e internacionalización en la Educación Superior
- Universidad, sociedad y empresa
- Gestión y análisis de Políticas Públicas
- Gestión de los Sistemas de Información
- Responsabilidad social y gestión de la Extensión Universitaria
- Elaboración de indicadores de calidad para la gestión de la Educación Superior
- Diseño curricular por competencias y gestión del aprendizaje
- Innovación en evaluación de los aprendizajes
- Tecnologías de Información y Comunicación (tic) en la Educación Superior
- Estadística
- Problemática actual del nivel superior no Universitario
- Prospectiva de la gestión de la Educación Superior Gestão de Recursos Humanos
TUTORIAIS
- Tarefas de Formação e Investigação
- Trabalho de Acreditação Final – Tese
A distribuição dos seminários será determinada pela Universidade permitindo cumprir os créditos mínimos estabelecidos nos regulamentos da carreira para cada módulo.
É realizada por meio de Análise Curricular:
Etapa 1. Enviar o currículo para análise prévia à direção do INSTITUTO IUNES;
Etapa 2. Aprovado o Currículo, o IUNES, mediante autorização expressa do candidato, fará o envio do mesmo à Banca Examinadora da Universidade, para que seja realizada a análise final e, porventura, aprovação do candidato;
Etapa 3. Após a aprovação curricular, o candidato recebe um comunicado por e-mail com o resultado e os procedimentos para efetivação da matrícula.
O curso é oferecido no formato intensivo (na modalidade presencial e/ou híbrida), dividido em 3 etapas. A primeira delas onde o aluno deve assistir às aulas e cumprir a carga horaria mínima necessária para a conclusão do curso, e a segunda etapa, onde o aluno deve elaborar e aprovar o projeto de tese, e a terceira, e a última, na qual deve desenvolver e defender a tese.
1ª ETAPA - AS AULAS ACONTECEM DE 2 FORMAS:
- ONLINE/SÍNCRONAS: Na modalidade on-line/síncronas as aulas são transmitidas ao vivo através de uma plataforma on-line que permite a interação direta com o professor.
- PRESENCIAS: NA forma presencial as aulas serão ministradas nos meses de janeiro e julho na sede da Universidade. Divididas em 4 módulos.
- Aproximadamente 15 dias cada módulo.
- Horário das aulas: De segunda a sexta-feira das 09h00 às 13h00 e das 15h00 às 20h00, e aos sábados das 09h00 às 13h00.
- Local das aulas: “Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales” Buenos Aires– Argentina.
Uma vez que tenha assistido os 4 módulos o aluno conclui a primeira etapa do curso, que tem duração de 1 ano e 6 meses.
2 ª ETAPA: a segunda etapa do curso consiste na elaboração e aprovação do projeto de tese. Este pode ser iniciado durante a execução de qualquer um dos módulos, com o prazo máximo de até 1 ano após a conclusão da primeira etapa
3º ETAPA: consiste no desenvolvimento, conclusão e defesa da tese. Que será apresentada perante banca examinadora em data determinada pela universidade.
O aluno terá 1 ano após aprovação do projeto de tese (2ª etapa) para realizar sua defesa de tese.