Central de Atendimento:
0800 600 2439
LIGAÇÃO GRATUITA!
Fones:
(62) 3945-2439
(62) 3922-0485

 

 

 

Saúde Publica UCES

Saúde Pública UCES

Doutorado em Saúde Pública

 

 Turmas Novas:

 15 a 30 de Janeiro de 2018
 

Finalidade do Doutorado

 

O objetivo do Doutorado em Saúde Pública é contribuir para o desenvolvimento de recursos humanos que contribuam para a pesquisa científica e geração de conhecimento no campo da Saúde Pública. Deste modo, pretende-se contribuir para o avanço da ciência, com enfoque sobre questões de saúde pública e consideração de novas soluções.

Além disso, procura construir um conhecimento local em uma perspectiva internacional sobre a questão da Saúde Pública. Este contará com as diretrizes propostas pela Associação de Escolas de Saúde Pública para o desenvolvimento do doutorado na área.
 

Destinatários


Graduados em Medicina, Odontologia, Enfermagem, Bioquímica, Farmácia, Psicologia, Sistemas de Gestão e Serviços de Saúde e graduados de outras modalidades que possuam graus avançados de Mestre em Administração de Serviços de Saúde, da Saúde Pública ou carreiras de pós-graduação focadas no campo da Saúde Pública, como advogados, contadores e graduados em Gestão.


    uces.jpg

 

Perfil do Graduado


O Doutorando terá competência para:

* Investigar o impacto da legislação, regulamentos e políticas sobre a saúde da população.

* Investigar e avaliar o impacto das estratégias de comunicação para diferentes públicos do sistema de saúde para influenciar os diferentes níveis de social, modelos de software de comunicação baseada em evidências;

* Investigar e avaliar o impacto das políticas para melhorar e ampliar atendimento da comunidade local, considerando a influência de variáveis culturais e ambientais.

* Sintetizar e aplicar as teorias de gestão e investigação epidemiológica, a fim de promover a saúde da população.

* Sintetizar informações de várias fontes para uso em pesquisa e em diferentes campos de prática.

* Desenvolver sistemas de vigilância em saúde para monitorar a saúde da população, o patrimônio e os serviços de saúde pública.

* Aplicar as perspectivas teóricas e empíricas de diferentes disciplinas na concepção e implementação de programas, políticas e sistemas de saúde.

* Avaliar os riscos, benefícios e conseqüências da pesquisa e prática.

* Investigar o desempenho e impacto dos programas, políticas e sistemas de saúde.

* Conduzir equipes de pesquisa interdisciplinar para a implementação de iniciativas de pesquisa em saúde.

* Possuir competências de pesquisa necessárias para os vários setores nos sistemas de saúde com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem.


Metodologia

 

O Doutorado tem uma carga de 500 horas divididas em quatro módulos quinzenais, que acontecem de seis em seis meses. O curso é, portanto, presencial, com uma freqüência quinzenal, de segunda-feira a sexta-feira de 08h30min às 19h (com intervalo para o almoço) e sábado de 08h às 13h, ministrado na sede da UCES, em Buenos Aires. Ao final do curso o aluno tem dois anos para desenvolver uma tese sobre tema pertinente, para defesa perante a banca em época oportuna.

Depois de concluir os cursos, o aluno terá um período de dois anos para projetar a sua tese. No mesmo período, deve propor um Diretor de Pesquisa Trabalho e plano de tese, que pode ser o mesmo conselheiro de estudos ou outra pessoa, sempre que tenha o Doutorado ou título máximo equivalente. O plano de tese deve ser acompanhado pelo Diretor, sob proposta.


Plano de Estudos

 

O currículo do curso tem uma organização semi-estruturada. Os cursos irão adicionar um total de 760 horas. Não haverá menos de 500 horas de aulas presenciais.

O plano de estudos é integrado com um curso estruturado de 250 horas. Que definem a formação geral de doutorado em configurações atualizadas e rigorosa investigação no campo da Saúde Pública, para que sirvam de um quadro epistemológico e metodológico, qualquer que seja o tema de interesse do candidato. O currículo é integrado com 260 horas, que fazem parte do ciclo de formação específica.

Este ciclo é feito através de seminários de doutoramento sobre temas da área de Ciências da Saúde Pública e está dividida em duas áreas destinadas a cobrir o campo que dá o título mencionado, quais sejam:

Área de área de Epidemiologia e área de Sistemas e Serviços da Saúde.

 O aluno de doutorado deve cumprir com suas obrigações para o ciclo, oferecendo treinamento específico aprovado pelo comitê de doutorado em cada ano escolar. O aluno vai escolher seus seminários, considerando para o seu grau devem assumir as suas disciplinas eletivas com pelo menos 70% dos cursos focados na ênfase escolhida.


Os curso que compõem a área de epidemiologia:

* Paradigmas e a evolução conceitual da epidemiologia.

* Novos instrumentos geo-referenciais da epidemiologia.

* Epidemiologia e crítica social.

* Sistemas de informação em epidemiologia.

Os cursos que compõem a área de sistemas e serviços de saúde:

* A política de saúde.

* Análise comparativa da estrutura e funcionamento dos sistemas.

* Abordar a garantia de qualidade e de risco em sistemas de saúde.

* Modelos de sistemas de financiamento da saúde.

Parte das horas correspondentes ao ciclo de formação específica podem ser preenchidas através de seminários oferecidos em outras universidades, nacionais ou estrangeiras, cuja proposta de integrar os currículos dos programas credenciados pela agência de qualidade ou do Ministério da Educação do país em que a universidade está inserida. Estas opções devem ser aprovadas pelo Comitê de Doutoramento em cada caso.

 

Corpo Docente

 

Dr. Carmen Lucioni(Direção Acadêmica)

Dr. Jorge Lemus.

Dr. Ricardo Maliandi.

Dra. Ana Lia de Longhi

Dr. Olimpia Lombardi.

Dr. Euguchi.

Dr. Schiavone.

Dr. Martin Seoane.


Processo de Seleção



Os interessados devem dirigir e-mail ao IUNES, para o endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., aos cuidados do Dr. Paulo Lula Cerqueira Filho, expondo a razão do seu interesse no doutorado, anexando seu Currículo completo e atualizado para análise e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada. 



Coordenação Acadêmica



A orientação no Brasil está a cargo da Dra. Sólia Maria de Castro Lobo - Promotora de Justiça - Doutoranda na UMSA e UBA.

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Matrícula

 

Os candidatos aprovados no processo de seleção serão orientados a apresentar ao IUNES os seguintes documentos pessoais em fotocópias autenticadas em Cartório, junto com 3 fotografias 3×4, para efetivação da matrícula: Declaração de Aprovação no Processo de Seleção, emitida pelo IUNES, diploma do curso de graduação, histórico escolar, cédula de identidade ou passaporte e cartão de inscrição no CPF.

 

Investimento 

 

Consultar o IUNES