Central de Atendimento:
0800 600 2439
LIGAÇÃO GRATUITA!
Fones:
(62) 3945-2439
(62) 3922-0485

 

 

 

Psicologia UCES

Psicologia UCES

Doutorado em Psicologia  

 

Este Doutorado, operacionalizado pelo Instituto IUNES, é realizado por meio de convênio com a Universidad de Ciencias Empresariales e Sociales – UCES, sediada em Buenos Aires, ARG.

 

 Turmas Novas:

  15 a 30 de Janeiro de 2018

 

 

Fundamentos

 

A Psicologia é um campo disciplinar com múltiplas aplicações e diversidade de programas de investigação. Esta complexidade de campos de conhecimento e cultura científica obriga os profissionais e acadêmicos a consolidar sua formação como investigadores para o desenvolvimento de sua carreira, tanto no campo profissional como no Universitário.

Contudo, para aqueles que desenvolvem uma carreira acadêmica, o título de Doutor é um requisito tendencialmente obrigatório para o desempenho de funções acadêmicas nas Universidades, outorgando um ponto decisivo nos concursos para a cobertura de cargos de docentes-investigadores.

Para aqueles que desempenham, exclusivamente, o campo profissional. O título de Doutor em Psicologia outorga ponto crucial de destaque no mercado de trabalho e, também, perante todos os colégios de Psicologia do país.

 

Objetivos

 

A carreira aspira preencher um vácuo da formação do psicologo, ao combinar a capacitação teórico-prática, que já o é inerente, com uma enfase nas questões metodologicas no terreno empírico. Com efeito, constitue um deficit na formação atual do psicologo a não composição sólida no campo epistemológico-metodológico específico, faltando, assim, vigor nos fundamentos de qualquer projeto de investigação, e, consequentemente, o surgimento de vozes críticas questionando a falta de confiabilidade de muitas das publicações recentes.

Este Doutorado se inserta no marco epistemológico atual das tentativas de se dotar de maior validez as investigações em desenvolvimento. Este, tem seu ponto basilar no enfoque das questões científicas. Entretanto, em relação às vantaegens acadêmicas, aspiramos que se constitua, neste doutorado, um circulo de investigadores e docentes que, por sua vez, gerem efeitos em outros campos, seja no próprio campo da psicologia ou em outros ligados, diretamente ou indiretamente, com esta (educação, assistência social, antropologia, história, sociologia, estudos artísticos e literários, economia, direito etc.).

 

Programa

 

 

Voltado ao aperfeiçoamento das capacidades analíticas epistemológicas, metodológicas e investigativas. O programa segue forma semiestruturada, onde se combina atividades comuns para todos os estudantes com atividades personalizadas em função do objetivo de investigação de cada doutorando.

A forma curricular e a diversidade de temas e enfoques, permite que o doutorando da UCES consolide sua formação em técnica e instrumentos de investigação no campo da Psicologia, dando um carater personalizado na eleição de marcos teóricos, temas e problemas, permitindo-o, assim, direcionar e concentrar progressivamente seu trabalho de investigação para a elaboração de sua tese doutoral.

Está previsto, também, o estudo dos campos de Clínica Infanto-Juvenil, de adultos, de Família e Relacionamentos, os Estudos de Gênero, a Psicologia Forense, a Psico-Oncologia, a Psicologia das Adições, das Enfermidades Psicomáticas, as Neuroses Traumáticas, a Incapacidade, a Análises de Discurso, o Enfoque Psicosocial, os Meios de Comunicação, os  Psicodiagnósticos etc.

O curso é formado por uma carga horária de 500 horas de seminários e mais 300 horas de Oficina de Tese, que são distribuídas em 4 módulos quinzenais ministrados semestralmente (Janeiro e Julho). Estes, devem ser concluídos em 2 anos.

 

Público Alvo

 

Destina-se a profissionais com título de graduação em Psicologia, com pelo menos 4 anos de duração.

 

Poderam ingressar, também, aqueles que tenham título de graduação ou pós-graduação, que dada a sua amplitude disciplinar, contenha como requisito complementário uma sólida formação no campo da Psicologia.

 

Requisitos para Titulação

 

Para obtenção do título de Doutor, o candidato, deverá cumprir, no mínimo,  75% da carga horária total do curso e ser aprovado em todas as disciplinas designadas pelo plano de estudos e, ainda, no prazo de 2 anos, após o término dos módulos obrigatórios, elaborar e defender, perante Banca Examinadora, uma Tese sobre tema pertinente.

 

Titulação

 

Doutor em Psicologia.

 

Temas Abordados

 

Seminários de Formação Geral

Epistemologia

Metodologia da Investigação Geral

Metodologia de Investigação em Psicologia Clínica

Metodologia de Investigação em Psicologia Social

 

Seminários de Formação Especial

Atualização em temas e problemas da Psicologia e da Ciência Cognitiva.

Estudos de Gênero II.

Modelos cognitivos do pensamento e da compreensão.

Atualização em Avaliação Psicológica com Técnicas Protetivas.

Pensamento Freudiano e Pós Freudiano.

Gênero e Saúde Mental: Problemáticas Específicas de Mulheres e Homens.

A clínica desde a perspectiva Freudiano e Pós-Freudiano.

A Conceitualização Filosófica do Sujeito Moral.

Subjetividade e Intersubjetividade no desenvolvimento tardio e suas alterações posteriores. Perspectiva clínica individual, familiar e de relações afetivas.

Violência Familiar.

Subjetividade e Intersubjetividade relacionado à Psicopatologia, Psioanálises e discurso político: Perspectiva teórico-técnica e social.

Teorias e Métodos em Análises do Discurso em Psicológia e Psicoanálises.

Clínica da primeira Infância.

Pensamento Lacaniano Comtemporâneo.

Corpo e conhecimento: a Psicologia fenomenológica de Merleu-Ponty.

Psicologia do Pensamento.

A Psicologia Forense.

Revisão Crítica da Psiquiatria Forense.

Psicoanálises com crianças (Desenvolvimentos Pós-Freudianos).

Atualização do Pensamento Psíquico sobre a Subjetividade e a Intersubjetividade.

O inconsciente cognitivo.

Teorias da linguagem e a comunicação: seu valor nas psicoterapias.

Estudos de Gênero I.

Psicoanálises Freudiana Contemporânea.

 

Corpo Docente

 

O quadro de docentes pertence à Universidad de Ciencias Empresariales e Sociales – UCES e é composto por profissionais habilitados a ministrar o conteúdo proposto no programa.

 

uces.jpg

 

Coodenação Acadêmica

 

Prof. Dra. Sólia Maria de Castro Lôbo – Doutoranda em Direto Penal (Universidad de Buenos Aires – UBA), Especialista em Direito Penal e Criminologia (UFG), Especialista em Direito Ambiental (Escola Superior do MPGO) e Promotora de Justiça do Estado de Goiás.

 

Processo de Seleção

 

Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição e encaminhar o currículo completo, para ser análisado pela Banca de Exame Curricular do Instituto IUNES. Faz-se necessário, também, expor as razões do seu interesse no doutorado e informar disponibilidade para eventual entrevista.

 

Matrícula

 

·     Currículum vitae completo;
·     Formulário Acadêmico preenchido;
·     Carta de Intenção direcionada à UCES;
·     4 fotos 3x4 (recentes e coloridas);
·     2 Fotocópias do cartão ou comprovante de inscrição no CPF;
·     2 Fotocópias da Carteira de Identidade ou Passaporte;
·     2 Fotocópias do Diploma de Graduação, com firma reconhecida do Reitor, Diretor ou qualquer outro responsável que o assina;
·     2 Fotocópias do Histórico Escolar com firma reconhecida do Reitor, Diretor ou qualquer outro responsável que o assina;
·     2 vias do contrato de prestação de serviços devidadmente assinados e  com firma reconhecida do candidato.  

 

 

Investimentos e Dúvidas

 

 

Entrar em contato com o Instituto IUNES.