Este Mestrado, operacionalizado pelo Instituto IUNES, é realizado por meio de convênio com a Universidad de Ciencias Empresariales e Sociales – UCES, sediada em Buenos Aires, ARG.
Fundamentos
O Mestrado em Estudos Ambientais tem o propósito de formar “defensores de políticas estratégias ambientais”, capazes de assumir seu rol a partir do conhecimento científico e a responsabilidade social adquirida por sua formação de excelência acadêmica para o exercício das tarefas no mais alto nível de sua futura gestão, tanto no ámbito privado como público, nos entes e organismos internacionais e organismos não governamentais.
Objetivos
O Mestrado tem, ainda, o objetivo de uma formação de nível científico em estudos ambientais que contemple aspectos: Técnicos, Jurídicos, Enonômicos e Urbanísticos. Além disso, almeja-se, também, a investigação dos fatores e processos em torno da problemática ambiental considerando sua influência local, regional e global.
Programa
Voltado ao aperfeiçoamento das capacidades analíticas dos métodos teórico-práticos utilizados em Estudos Ambientais. Está estruturado em estudos de caso e em discussões em grupo, possibilitando a troca de experiências entre os participantes, para que a partir disso as estratégias possam ser aplicadas no cotidiano profissional. O curso tem carga horária de 540 horas, que são distribuídas em 4 módulos quinzenais, ministrados semestralmente (Janeiro e Julho).
Perfil do Graduado
O Mestrado assegura que os profissionais aprendam habilidades que lhes permitam:
- Conhecer e compreender as teorias que sustentam a base do conhecimento científico para abordar o estudo do ambiental desde as diferentes áreas temáticas que integram o currículo do Programa de Estudos.
- Administrar e utilizar as técnicas e metodologias de investigação para obter, processar e analisar a informação ambiental afim de abordar e dirigir de forma eficaz tanto em trabalho de campo com uma tarefa de processamento de amostras em laboratórios.
- Interpretar e analisar os processos ambientais em um marco interdisciplinar, utilizando as ferramentas teóricas, técnicas e instrumentais adquiridas durante o transcurso do Mestrado.
- Elaborar diagnósticos, prognósticos, planos e programas para difinir estratégias de desenvolvimento e avaliação de alternativas que permitam melhorar a qualidade do meio ambiente.
- Desenvolver e gerir projetos ambientais.
- Conhecer e analisar legislações e normas jurídicas de ordem civil, Administrativo e penal de âmbito nacional e internacioal.
- Investigação profissional no âmbito estatal, universitário, não governamental e/ou empresas privadas.
Público Alvo
Destina-se a profissionais com título de graduação vinculados à respectiva área. Estão incluídos, também, profissionais graduados ou licenciados em carreiras de Administração de Empresas, Psicologia, Economia e Direito, com pelo menos 4 anos de duração.
Os interessados com carreiras universitárias não afins, deverão ter, no mínimo, 2 anos de experiência no desempenho de tarefas vinculadas à área de Recursos Humanos.
Requisitos para Titulação
Para obtenção do título de Mestre, o candidato, deverá cumprir, no mínimo, 75% da carga horária total do curso e ser aprovado em todas as disciplinas designadas pelo plano de estudos e, ainda, no prazo de 2 anos, após o término dos módulos obrigatórios, elaborar e defender, perante Banca Examinadora, uma Tese sobre tema pertinente.
Titulação
Mestre em Estudos Ambientais.
Inserção Profissional
- Assessoramento tanto a organismos estatais nacionais, estatais e municipais, como Poder Judicial, entes e organismos internacionais, ONG`s e empresas privadas e públicas de cunho ambiental.
- Condução de instituições relacionadas com os entes de regulação, controle e proteção do meio ambiente.
- Condução de organismos estatais de distintos níveis e áreas territoriais e jurisdicionais de atuação, destinados às políticas de administração e gestão do meio ambiente.
- Creação e liderança de unidades operativas para o tratamento da temática em setores públicos ou privados.
- Estabelecimento de estratégias ambientais dirigidas às necessidades específicas das empresas extrativistas e de processamento de recursos naturais: mineradoras, petroleiras, florestais, pesqueiras, agropecuaristas, estabelecimentos manufatureiros industriais e serviços públicos.
Temas Abordados
MÓDULO I
MÓDULO II
MÓDULO III
MÓDULO IV
Processos Ambientais Globais Contemporâneos – Curso de Nivelação
Economia Ambiental da Empresa
Ética Ambiental
Paradigmas em Estudos Ambientais
Problemática Crítica do Meio Ambiente
Energia e Meio Ambiente
Empresa e Política Ambiental
Direito Ambiental
Ciências Naturais e Ecologia
Assentamentos Humanos e Povoação
Métodos em Estudos Ambientais
Fundamentos das Relações entre Natureza, Tecnologia e Sociedade
Ciências Ambientais Aplicadas
Fundamentos das Relações entre Política e Ação
Desenvolvimento Sustentável
Evaliação do Impacto Ambiental (EIA)
Oficina de Tese
Corpo Docente
O quadro de docentes pertence à Universidad de Ciencias Empresariales e Sociales – UCES e é composto por profissionais habilitados a ministrar o conteúdo proposto no programa.
Coodenação Acadêmica
Prof. Dra. Sólia Maria de Castro Lôbo – Doutoranda em Direto Penal (Universidad de Buenos Aires – UBA), Especialista em Direito Penal e Criminologia (UFG), Especialista em Direito Ambiental (Escola Superior do MPGO) e Promotora de Justiça do Estado de Goiás.
Processo de Seleção
Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição e encaminhar o currículo completo, para ser análisado pela Banca de Exame Curricular do Instituto IUNES. Faz-se necessário, também, expor as razões do seu interesse no mestrado e informar disponibilidade para eventual entrevista.
Matrícula
·Currículum vitae completo;
·Formulário Acadêmico preenchido;
·Carta de Intenção direcionada à UCES;
·4 fotos 3x4 (recentes e coloridas);
·2 Fotocópias do cartão ou comprovante de inscrição no CPF;
·2 Fotocópias da Carteira de Identidade ou Passaporte;
·2 Fotocópias do Diploma de Graduação, com firma reconhecida do Reitor, Diretor ou qualquer outro responsável que o assina;
·2 Fotocópias do Histórico Escolar com firma reconhecida do Reitor, Diretor ou qualquer outro responsável que o assina;
·2 vias do contrato de prestação de serviços devidadmente assinados e com firma reconhecida do candidato.
*Todas as documentações devem estar autenticadas, com exceção da I. e II.;
**As documentações devem estar em papel A4 e individualmente;
*** O reconhecimento de firma do Reitor, Diretor ou qualquer outro responsável que o assina, faz-se necessário para realizar a chancela no Ministério das Relações Exteriores – MRE (docs. VII. e VIII.).