Central de Atendimento:
0800 600 2439
LIGAÇÃO GRATUITA!
Fones:
(62) 3945-2439
(62) 3922-0485

 

 

 

Estudos Ambientais UCES

Estudos Ambientais UCES

 

Mestrado em Estudos Ambientais

 

 Turmas Novas: 

 15 a 30 de Janeiro de 2018
 
 
Este Mestrado, operacionalizado pelo Instituto IUNES, é realizado por meio de convênio com a Universidad de Ciencias Empresariales e Sociales – UCES, sediada em Buenos Aires, ARG.

 

Fundamentos

 

O Mestrado em Estudos Ambientais tem o propósito de formar “defensores de políticas  estratégias ambientais”, capazes de assumir seu rol a partir do conhecimento científico e a responsabilidade social adquirida por sua formação de excelência acadêmica para o exercício das tarefas no mais alto nível de sua futura gestão, tanto no ámbito privado como público, nos entes e organismos internacionais e organismos não governamentais.

 

Objetivos

 

O Mestrado tem, ainda, o objetivo de uma formação de nível científico em estudos ambientais que contemple aspectos: Técnicos, Jurídicos, Enonômicos e Urbanísticos. Além disso, almeja-se, também, a investigação dos fatores e processos em torno da problemática ambiental considerando sua influência local, regional e global.

 

Programa

  

Voltado ao aperfeiçoamento das capacidades analíticas dos métodos teórico-práticos utilizados em Estudos Ambientais. Está estruturado em estudos de caso e em discussões em grupo, possibilitando a troca de experiências entre os participantes, para que a partir disso as estratégias possam ser aplicadas no cotidiano profissional. O curso tem carga horária de 540 horas, que são distribuídas em 4 módulos quinzenais, ministrados semestralmente (Janeiro e Julho).

 

Perfil do Graduado

 

O Mestrado assegura que os profissionais aprendam habilidades que lhes permitam:
 
- Conhecer e compreender as teorias que sustentam a base do conhecimento científico para abordar o estudo do ambiental desde as diferentes áreas temáticas que integram o currículo do Programa de Estudos.
 
 - Administrar e utilizar as técnicas e metodologias de investigação para obter, processar e analisar a informação ambiental afim de abordar e dirigir de forma eficaz tanto em trabalho de campo com uma tarefa de processamento de amostras em laboratórios.
 
 - Interpretar e analisar os processos ambientais em um marco interdisciplinar, utilizando as ferramentas teóricas, técnicas e instrumentais adquiridas durante o transcurso do Mestrado.
 
- Elaborar diagnósticos, prognósticos, planos e programas para difinir estratégias de desenvolvimento e avaliação de alternativas que permitam melhorar a qualidade do meio ambiente.
 
- Desenvolver e gerir projetos ambientais.
 
- Conhecer e analisar legislações e normas jurídicas de ordem civil, Administrativo e penal de âmbito nacional e internacioal.
 
- Investigação profissional no âmbito estatal, universitário, não governamental e/ou empresas privadas.

 

Público Alvo

 

Destina-se a profissionais com título de graduação vinculados à respectiva área. Estão incluídos, também, profissionais graduados ou licenciados em carreiras de Administração de Empresas, Psicologia, Economia e Direito, com pelo menos 4 anos de duração.

Os interessados com carreiras universitárias não afins, deverão ter, no mínimo,  2 anos de experiência no desempenho de tarefas vinculadas à área de Recursos Humanos.  

 

Requisitos para Titulação

 

Para obtenção do título de Mestre, o candidato, deverá cumprir, no mínimo,  75% da carga horária total do curso e ser aprovado em todas as disciplinas designadas pelo plano de estudos e, ainda, no prazo de 2 anos, após o término dos módulos obrigatórios, elaborar e defender, perante Banca Examinadora, uma Tese sobre tema pertinente.

 

Titulação

 

Mestre em Estudos Ambientais.

 

Inserção Profissional

 

 - Assessoramento tanto a organismos estatais nacionais, estatais e municipais, como Poder Judicial, entes e organismos internacionais, ONG`s e empresas privadas e públicas de cunho ambiental.

 

 - Condução de instituições relacionadas com os entes de regulação, controle e proteção do meio ambiente.

 

 - Condução de organismos estatais de distintos níveis e áreas territoriais e jurisdicionais de atuação, destinados às políticas de administração e gestão do meio ambiente.

 

 - Creação e liderança de unidades operativas para o tratamento da temática em setores públicos ou privados.

 

 - Estabelecimento de estratégias ambientais dirigidas às necessidades específicas das empresas extrativistas e de processamento de recursos naturais: mineradoras, petroleiras, florestais, pesqueiras, agropecuaristas, estabelecimentos manufatureiros industriais e serviços públicos. 

 

Temas Abordados

 

MÓDULO I

MÓDULO II

MÓDULO III

MÓDULO IV

Processos Ambientais Globais Contemporâneos – Curso de Nivelação

Economia Ambiental da Empresa

Ética Ambiental

Paradigmas em Estudos Ambientais

Problemática Crítica do Meio Ambiente

Energia e Meio Ambiente

Empresa e Política Ambiental

Direito Ambiental

Ciências Naturais e Ecologia

Assentamentos Humanos e Povoação

Métodos em Estudos Ambientais

Fundamentos das Relações entre Natureza, Tecnologia e Sociedade

Ciências Ambientais Aplicadas

Fundamentos das Relações entre Política e Ação

Desenvolvimento Sustentável

Evaliação do Impacto Ambiental (EIA)

Oficina de Tese

 

Corpo Docente

 

O quadro de docentes pertence à Universidad de Ciencias Empresariales e Sociales – UCES e é composto por profissionais habilitados a ministrar o conteúdo proposto no programa.

 

Coodenação Acadêmica

 

Prof. Dra. Sólia Maria de Castro Lôbo – Doutoranda em Direto Penal (Universidad de Buenos Aires – UBA), Especialista em Direito Penal e Criminologia (UFG), Especialista em Direito Ambiental (Escola Superior do MPGO) e Promotora de Justiça do Estado de Goiás.

 

Processo de Seleção

 

Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição e encaminhar o currículo completo, para ser análisado pela Banca de Exame Curricular do Instituto IUNES. Faz-se necessário, também, expor as razões do seu interesse no mestrado e informar disponibilidade para eventual entrevista.

 

 Matrícula

 

·      Currículum vitae completo; 
·      Formulário Acadêmico preenchido; 
·      Carta de Intenção direcionada à UCES; 
·      4 fotos 3x4 (recentes e coloridas); 
·      2 Fotocópias do cartão ou comprovante de inscrição no CPF; 
·      2 Fotocópias da Carteira de Identidade ou Passaporte; 
·      2 Fotocópias do Diploma de Graduação, com firma reconhecida do Reitor, Diretor ou qualquer outro responsável que o assina; 
·      2 Fotocópias do Histórico Escolar com firma reconhecida do Reitor, Diretor ou qualquer outro responsável que o assina; 
·      2 vias do contrato de prestação de serviços devidadmente assinados e  com firma reconhecida do candidato.

*Todas as documentações devem estar autenticadas, com exceção da I. e II.;
**As documentações devem estar em papel A4 e individualmente;
*** O reconhecimento de firma do Reitor, Diretor ou qualquer outro responsável que o assina, faz-se necessário para realizar a chancela no Ministério das Relações Exteriores – MRE (docs. VII. e VIII.). 

 

 Investimentos e Dúvidas

 

Entrar em contato com o Instituto IUNES.

    uces.jpg