Central de Atendimento:
0800 600 2439
LIGAÇÃO GRATUITA!
Fones:
(62) 3945-2439
(62) 3922-0485

 

 

 

Ciências Empresariais e Sociais

Ciências Empresariais e Sociais

 

 Doutorado em Ciências Empresariais e Sociais  

 

 Autorizada sua validade Nacional pelo Ministério de Educação Argentino, Resolução n.º 1179-1102.

 Acreditado pela CONEAU, Resolução n.º 510/01, 426/07 e 449/13.

 

 Turmas Novas:

 

  15 a 30 de Janeiro de 2018

 

 

Apresentação

 

O campo das ciências sociais aplicadas às empresas e aos diferentes tipos de organizações tem crescido em importância como campo científico para a formação de profissionais e cientistas sociais de alto desempenho capaz de analisar as alterações sistêmicas que caracterizam o mundo de hoje. Neste sentido, tornou-se imprescindível o aperfeiçoamento de profissionais com excelência em seu campo de atuação e no desenvolvimento de competências de investigação para a inserção no mundo acadêmico e para a participação em áreas de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação produtiva.
 
A partir do convênio entre a UCES e a Universidade de Ciências Aplicadas em Mainz, com o apoio do Centro Universitário Argentino-Alemão (CUAA-DAHZ) para o desenvolvimento do Mestrado binacional em Negócios Internacionais. A UCES e a Hochschule MAINZ, consideraram oportuno desenvolver este novo doutorado, em conjunto com profissionais da Comunidade Europeia (especialmente da Alemanha) e América Latina (especialmente Argentina).
 
No espírito de promover a formação de profissionais qualificados para a investigação, desenvolvimento e inovação de maneira conjunta, se acreditou na CONEAU este Doutorado em Ciências Empresariais e Sociais, que permite aos doutorandos alcançar uma formação doutoral para a pesquisa de processos sistêmicos, de mercados, de organizações empresariais, organizações públicas, problemática macro e microeconômicas numa perspectiva que integra um olhar local com uma perspectiva global.

 

Objetivos

 

Colaborar para o desenvolvimento de recursos Humanos que contribuam com a pesquisa e a geração de conhecimento no campo das ciências sociais, no campo das ciências empresariais e de gestão. Assim, pretende-se contribuir para o avanço da ciência, abordando questões em termos de teoria social e suas aplicações, elevando o propósito das ciências sociais nos mercados e nas organizações, bem como estudar o campo praxiológico da administração e da gestão empresarial.

 

Programa

 

O programa de cursos para o Doutorado em Ciências Empresariais e Sociais possui uma carga horaria de 620 horas, sendo 520 horas de seminários presenciais e 100 horas de tutorias e oficina de tese. As aulas estão divididas em 4 módulos presenciais com duração de duas semanas cada um, realizados de 6 em 6 meses, nos meses de janeiro e julho.
 
Após cursar e aprovar todos os módulos, o aluno terá mais 2 anos para elaboração e defesa da tese, que deverá ser escrita, e defendida em espanhol.
 
A apresentação da tese poderá ser realizada antes do prazo final.
 
 
As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira em horário integral (com intervalo para o almoço) e aos sábados.

 

Público Alvo

 

Graduados em Ciências Econômicas, Administração de Empresas, Ciências Empresariais, Ciências Sociais. e/ou outras áreas que se enquadrem na área das Ciências Sociais e Empresariais.

 

Requisitos para Admissão

 

Poderão aspirar ao titulo de Doutor em Ciências Empresariais e Sociais candidatos que possuam o titulo de Licenciatura ou bacharelado em qualquer área das ciências sociais.
 
 - Possuir título de Mestrado em qualquer área do conhecimento.
 
 - Conhecimento de leitura em dos seguintes idiomas, de acordo com a linha de pesquisa que pretende desenvolver: inglês, francês ou alemão.
 
 - Candidatos que não possuam título de Mestrado serão avaliados pontualmente. 
 
 
 
Requisitos para Titulação
 
 

Além de completar todas as atividades do currículo e aprovação das disciplinas, o doutorando deverá aprovar a Tese Doutoral.

 

Local

 

Universidade de Ciências Empresariais e Sociais – Paraguay 1338, Buenos Aires, Argentina.

 

uces.jpg

 

Titulação

 

Doutor em Ciências Empresariais e Sociais

 

Diretor

 

Andrés Mussacchio
 
 
 
Comissão de Doutorado
 
 

Dra. Andrés Musacchio; Dr. Ulrich Schule; Dra. Gabriela Gómez Rojas; Dr. Jorge Pérez; Dra. Cecilia Miguez; Dr. Néstor Cohen

 

Corpo Docente

 

Andrés Musacchio
Daniel Porah
Herbert Paul
Lydia Bals
Ulrich Schulle
Nestor Cohen
Gabriela Rojas
Cecilia Miguez
Pérez Jauregui
Leandro Morgenfeld
Silvia González Napolitano
María Eugenia Vicente
José L. Speroni
Horacio Cortese
Alberto Damiani
Jorge Medeiro Pinheiro
Francis Korn

 

Plano de Estudos

 

Ciclo de formação geral

 

·         Metodologia de Investigação Social (Teórico – prático) – Com total de 80 horas/aula.

 ·         Métodos quantitativos (Teórico – prático) – Com total de 40 horas.

·         Epistemologia – (Teórico) – Com total de 20 horas/aula.

·         Sociedade, Ética e Negócios – (Teórico/Prático) – Com total de 40 horas/aula.

·         Oficina de Tese I – Com total de 50 horas/aula.

 

Ciclo de formação específica

 

·         Seminário de formação específica – Com total de 40 horas/aula.

·         Seminário/oficina de formação específica (Teórico/Prático) – Com total de 50 horas.

·         Seminário de formação específica – (Teórico/Prático) – Com total de 40 horas/aula.

·         Oficina de Tese II – (Teórico/Prático) – Com total de 80 horas/aula.

·         Oficina de Tese II – (Prático) – Com total de 70 horas/aula.

 .        Seminário/oficina de formação específica – (Teórico/Prático) – Com total de 40 horas.

·         Seminário de formação específica – (Teórico) – Com total de 50 horas/aula.

 

Disciplinas propostas para os seminários de formação específica

 

·         Global Sourcing e Integração das Cadeias de Valor

·  Administração Estratégica: Análise de paradoxos estratégicos a partir de múltiplas perspectivas.

·         Logística e Integração do Espaço.

·         Gestão do conhecimento e das organizações.

·         Economia Monetária Internacional.

·         Gestão de Recursos Humanos.

·         Princípios da Economia Social.

·         Governança e Níveis de Decisão: Territórios e empresas.

·         Metodologia para seguimentação dos mercados e estratificação social.

·         Direito Comercial Internacional.

·         Sociologia do Consumo.

·         Sociologia das organizações.

·         Problemas atuais da economia política.

·         Teoria Social.

 

Os seminários enumerados oferecem uma referência das disciplinas disponíveis. Que poderão ser renovadas anualmente de acordo com as necessidades no plano de doutorado apresentados pelos novos doutorandos, bem como pela comissão de doutorado.

O plano de estudo da carreira possui uma organização semiestruturada de obrigações curriculares que somam no mínimo 620 horas. O trajeto estrutural do plano de estudo define a formação geral do doutorado dentro dos parâmetros atualizados e rigorosos de pesquisa científica no campo da ciências sociais e empresariais, de modo que sirvam de marco epistêmico e metodológico, independente do tema de interesse do doutorando. Os seminários de caráter obrigatório que compõem o ciclo geral de formação são: Metodologia da Investigação Social, Métodos Quantitativos, Epistemologia, Sociedade, Ética e Negócios, num total de duzentas horas/aula de duração, mais 200 horas/aulas correspondentes às oficinas de tese. As oficinas de tese terão por função proporcionar um marco nas atividades de investigação e pesquisa do doutorando, vinculadas a produção de informações sobre o avanço no desenvolvimento da tese doutoral, sob a direção do Orientador de tese.

O trajeto personalizado do plano de estudos se integra com duzentas e vinte horas/aula que compõem o ciclo de formação específica. Este ciclo está composto de seminários doutorais sobre temas do campo das ciências empresariais e sociais. O doutorando deverá concluir suas obrigações correspondentes ao ciclo de formação específico de acordo com a oferta de disciplinas aprovadas pela comissão de doutorado em cada ano letivo.

Parte das horas correspondentes ao ciclo de formação específico poderão ser complementadas através de seminários ofertados por outras instituições de ensino, argentinas ou estrangeiras, desde que estejam devidamente aprovadas pelo Ministério de Educação do país de origem. Estas opções deverão ser autorizadas pela comissão de doutorado caso a caso.

 

Coodenação Acadêmica

 

Prof. Dra. Sólia Maria de Castro Lôbo – Doutoranda em Direto Penal (Universidad de Buenos Aires – UBA), Especialista em Direito Penal e Criminologia (UFG), Especialista em Direito Ambiental (Escola Superior do MPGO) e Promotora de Justiça do Estado de Goiás.

 

Processo de Seleção

 

Os interessados devem dirigir e-mail ao IUNES, para o endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., aos cuidados da Dra. Sólia Maria de Castro, expondo a razão do seu interesse no doutorado, anexando seu Currículo completo e atualizado para análise e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada. 

 

Investimentos e Dúvidas

 

 

Entrar em contato com o Instituto IUNES.